Sobre a ADI/SC
A Associação de Diários do Interior de Santa Catarina é a entidade com maior capacidade de comunicar com o interior catarinense, reconhecida pelos integrantes do trade de comunicação no Estado. È a única associação de Santa Catarina que congrega apenas jornais diários do interior do Estado.
Sua principal missão é fortalecer a mídia regional catarinense. Os diários têm circulação nas regiões Norte, Sul, Vale do Itajaí,Litoral, Planalto Norte, Serra, Meio Oeste e Oeste, com abrangência e capacidade de comunicar os principais municípios do Estado.
Os diários, somados, representam a ampla cobertura do território catarinense. Atendem aos interesses locais e regionais de forma eficiente, com sotaque regional e proximidade com o leitor.
Nossa História
A ADI/SC começou a partir da luta de alguns proprietários de jornais diários, com o objetivo de conquistar a importância e visibilidade merecidas aos veículos de comunicação, localizados no interior do estado de Santa Catarina.
Em 03 de dezembro de 1995 a ADI/SC nascia com suas raízes plantadas na defesa do interesse coletivo e livre iniciativa.
Fundada a entidade e eleita sua primeira diretoria, a chapa foi composta pela presidência de Marcus Vinícius Signor, do Jornal da Manhã;Vice-presidente – Doacir Balbinot; tesoureiro- Ângelo Celeski e primeiro secretário – João Ronan Vieda.
A primeira sede da entidade foi instalada no Jornal da Manhã, em Criciúma, fato que convenientemente tornou os jornais dos presidentes em vigência sede itinerante nas gestões posteriores. Hoje a ADI/SC é sediada em local próprio na Rua Anita Garibaldi, no centro de Florianópolis-SC.
As gestões da ADI/SC foram marcadas por ampliar as atividades da associação, a partir de um trabalho de pioneirismo que culminou na sua consolidação.
Com a necessidade de apresentar ao mercado anunciante – um dos pilares de sustentação do negócio jornal, e, consequentemente, da entidade – as potencialidades econômicas oferecidas por cada região do interior de Santa Catarina, foi preciso conhecê-las com precisão. Surge então a parceria com a Central de Comunicação,que geri comercialmente e viabiliza tecnicamente os interesses mercadológicos da ADI/SC.
A parceria foi uma condição essencial para que as informações de um estado como o nosso, marcado por diversidades sócio-econômicas e culturais fossem aproveitadas com pertinência e relevância,junto ao mercado.
A ADI/SC se faz percebida hoje no estado como a entidade com maior capacidade de comunicar às comunidades do interior catarinense,garantindo assim a visibilidade aos diários regionais de SC já incluídos como importante segmento na história da comunicação.
Jornais fundadores:
Diário da Cidade – Valdemir Chagas – Itajaí
Diário da Manha – João Ronan – Chapecó
O Iguaçú – Doacir Balbinot – Chapecó
A Gazeta – Angelo Celeski – São Bento do Sul
Diário do Povo – Celso Deuche – Brusque
Jornal da Manhã – Marcus Vinicius Signor – Criciúma
Correio Lageano – Isabel C. Baggio – Lages
Diário do Sul – Tomaz Viana de Albuquerque – Tubarão