A Secretaria de Estado da Saúde aguarda apenas a chegada das doses para iniciar a estratégia de imunização das crianças de 5 a 11 anos em Santa Catarina. Conforme informações do titular da pasta, André Motta Ribeiro, o esquema está pronto. Motta Ribeiro foi um dos que se posicionou claramente contra a necessidade de exigência de prescrição médica para garantir a segurança dos menores, seguindo a postura do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, ao contrário do que desejava o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga. O Governo Federal defendeu a exigência, promoveu audiência pública de modo virtual e, por fim, nesta quarta-feira (5) anunciou a inclusão de crianças no plano de operacionalização de vacinação contra a Covid-19.
As primeiras doses deverão chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro. Está prevista uma remessa de 1,2 milhão da Pfizer – o único aprovado até o momento pela Anvisa. De acordo com informações da Agência Brasil, o país terá, neste primeiro trimestre, 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças. O Ministério da Saúde receberá, ainda em janeiro, um lote de 3,74 milhões de doses de vacina. O esquema vacinal será com duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O tempo é superior ao previsto na bula da vacina da Pfizer, que é de três semanas de diferença. A criança deverá ir se vacinar acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito.
O Ministério também recomendou uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da doença; e em seguida crianças sem comorbidades.
Os fracos dos imunizantes têm cor diferente das doses de adultos e o esquema de vacina prevê também locais diferentes, para se evitar a injeção de doses erradas nos menores.
Cartilha para turistas
A Santur lançou a cartilha para os turistas que visitam o Estado nesta temporada de Verão. Com informações sobre segurança sanitária, vacinação, o Programa Bandeira Azul, links e telefones úteis, o documento está acessível em três idiomas – português, inglês e espanhol. A cartilha está em formato digital e, além de ter sido enviada para o trade turístico do setor, está disponível nas principais portas de entrada de Santa Catarina – portos, aeroportos e rodovias. Para acessar é simples: basta fazer o download na versão desejada (português, espanhol ou inglês). Ou então apontar a câmera do celular para o QR Code disponível.
Sem burocracia
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, encaminhou ofício ao governador Carlos Moisés requerendo agilidade na sanção do PL 00464/2019, que confere poderes aos advogados constituídos para autenticar cópias reprográficas de documentos em processos administrativos na administração estadual. O PL foi aprovado em dezembro pela Alesc. Ela destacou que a medida é importante para desburocratizar os processos no serviço público, cumprindo a Lei Federal 13.726/2018, que busca acabar com formalismos excessivos.
Leitos UTI
Santa Catarina vai manter as vagas em UTI reservadas para receber pacientes com Covid-19, independentemente da ocupação dos leitos. A medida visa a manter o enfrentamento da pandemia, em um momento marcado pelo aumento no número de casos. Por meio de uma Nota Informativa, o Ministério da Saúde informou que só pagará os leitos de UTI Covid que comprovarem “produção” e desautorizará automaticamente os que não estiverem operando a partir de 1º de fevereiro. Cada leito custa, para ser mantido, R$ 1,6 mil ao dia.
Reação econômica
Em ano de recuperação econômica por causa da pandemia, SC focou ainda mais no desenvolvimento das regiões, na geração de emprego e de mais oportunidades com a criação de programas que auxiliam no empreendedorismo, inovação e investimento para o estado. SC registra resultados positivos quando se trata de emprego. A taxa de desocupação no Estado é a mais baixa desde 2015. Caiu no terceiro trimestre para 5,3% e é a menor do País, cuja média é 12,6%. Também registrou um dos maiores níveis de ocupação do país em outubro: 17.713.
Calendário escolar
Está marcado para o dia 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de 2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo. De acordo com o calendário, o recesso escolar de meio de ano inicia no dia 16 de julho. As aulas serão retomadas para o segundo semestre no dia 1º de agosto, e o término do ano letivo será em 16 de dezembro, com os conselhos de classe marcados para os dias 19, 20 e 21.