A Convenção realizada no último sábado, 26, que oficializou a candidatura de Topázio Neto (PSD) à reeleição na Capital, reuniu um time de apoiadores de peso para o atual prefeito da cidade, que foi desde a bancada feminina do PL até o governador Jorginho Mello (PL), que revelou dedicar atenção especial ao pleito na Capital.
O evento também foi marcado por momentos “curiosos”, como a debandada de boa parte da plateia logo após o anúncio da chegada da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL), que entrou acompanhada do governador, a clara divisão entre as siglas no palco e a presença dos parlamentares do União Brasil, que fizeram questão de deixar claro que não estão seguindo a executiva do partido e ficarão ao lado de Topázio, cumprindo a palavra dada desde o início do ano. Os nomes de Dário Berger e Gean Loureiro não chegaram a ser citados, mas a guerra contra os “antigos” foi declarada ali por Topázio e seus aliados.
Quem também chamou atenção foi o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que alfinetou Gean Loureiro afirmando que ele conseguiu “levar a camisa, mas não os atletas”, fazendo referência aos deputados e vereadores do UB. Outra fala de João também gerou comentários dos presentes na convenção. Após o anúncio de Maryanne Mattos como vice de Topázio, João Rodrigues fez questão de enfatizar que, em Florianópolis, quem manda é o prefeito. O comentário deixou algumas pessoas em dúvida sobre o que ele quis dizer com isso, sendo que ele estava em um palanque cuja presença feminina era forte, com Julia Zanatta (PL), Daniela Reinehr (PL), Caroline de Toni (PL), Juliana Pavan (PSD) e Maryanne (PL).
Homenagem adiada
Por conta de compromissos do governador Jorginho Mello (PL) com o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), a homenagem que seria feita a ele, no próximo dia 1, pela Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), em Itapiranga, na qual receberia o título Doutor Honoris Causa, será adiada. A honraria representa um reconhecimento por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de Santa Catarina ao Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES).
Plano de Contingência
Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Único da Assistência Social (SUAS), a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) conseguiu aprovar uma moção pedindo aos municípios para elaborarem os Planos de Contingência de Assistência Social. O documento inclui a solicitação de atualização para as prefeituras que já têm um planejamento. A medida é essencial para o acolhimento de desabrigados e atingidos por eventos climáticos extremos, comuns em Santa Catarina. O plano abarca ações como abertura de abrigos, entrega de kits de emergência e a manutenção de serviços essenciais e a segurança das pessoas. A moção aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai ser enviada às prefeituras de todos os 295 municípios catarinenses.
Apoio
O pré-candidato do PT à prefeitura de Florianópolis, Lela, irá contar o apoio do PSB nesta eleição. Os dois partidos repetem em Florianópolis a aliança federal entre o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin. Com o PSB, o PT cria uma frente ampla de esquerda junto com o PV e o PCdoB e segue dialogando com o Psol. As convenções dos partidos ocorrem no próximo sábado e devem ter a presença de nomes do governo Lula.
Podemos
Nesta segunda-feira, 29, o Podemos de Balneário Camboriú se reuniu em convenção para homologar as candidaturas de pré-candidatos a vereador e vereadora, e decidir quanto ao apoio à candidatura majoritária. Após meses de muito diálogo, a convenção decidiu pelo apoio à Juliana Pavan, do PSD, para prefeita da cidade nas próximas eleições municipais. A escolha contou com a presença de importantes figuras do partido e confirmou Nilson Probst, do MDB, como candidato a vice-prefeito.
Jaraguá do Sul
O DNIT está acelerando as obras de construção do novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul. O trecho de 23,8 km, que compõe o lote 2.2 da duplicação da BR-280/SC, recebeu investimento de mais de R$ 167,5 milhões nos últimos 18 meses. Os recursos foram aplicados em serviços de terraplenagem, pavimentação, edificação de viadutos, pontes, túneis, marginais e acessos, entre outras obras.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado
PE_30.07.2024
Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com