Em Santa Catarina, as mulheres ganham 29,4% a menos do que os homens. É o que aponta o 1º Relatório de Transparência Salarial já publicado no país com recorte de gênero. O documento, apresentado esta semana pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e das Mulheres, contém dados extraídos das informações enviadas pelas empresas com 100 ou mais funcionários, que é o perfil exigido por lei para apresentar os dados para o Governo Federal.
No total, 2.692 empresas catarinenses responderam ao questionário. Juntas, elas somam 915,1 mil pessoas empregadas. A diferença de remuneração entre mulheres e homens varia de acordo com o grande grupo ocupacional. No Estado, em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, a diferença chega a 38,7%.
Estes números, de certa forma, mostram o preconceito e sexismo ainda existente no Estado e no país. Ora, se agora, durante o período eleitoral, foi preciso uma campanha veicular nos principais meios de comunicação pedindo respeito às candidatas mulheres, imagina o que não se faz quando não existe uma legislação ou fiscalização por trás? Sim, porque não foi preciso pedir respeito aos candidatos homens e nem é preciso que isto aconteça no dia a dia.
Nossa vice-governadora, Marilisa Boehm (PL), acaba de assumir o comando de Santa Catarina, e não por cota ou caridade, porque, palavras do próprio governador, ela tem total competência para isso. Poderíamos citar inúmeras outras mulheres de destaque nas mais variadas áreas de serviço, mas é mais fácil, ainda, invalidar a capacidade de uma mulher que encorajá-la e oportunizar a elas altos cargos de confiança. Esses números expressam um verdadeiro retrocesso cultural!
Operação Caronte
Depois de ter sido adiado duas vezes após o pedido de vista do desembargador Antônio Zoldan, finalmente saiu a decisão sobre a soltura dos presos na Operação Caronte, há quase um mês. E o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), o ex-secretário de Assistência Social do município, Bruno Ferreira (PSD), e mais 15 pessoas investigadas permanecerão presas.
Prêmio Top de Marketing ADVB
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Top de Marketing e Vendas 2024 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). Os interessados podem se inscrever para a 38ª edição do prêmio até o dia 14 de outubro.
Neste ano, as empresas poderão se inscrever em dez categorias, são elas: Agronegócio, Comércio, Comunicação, Construção Civil, Cooperativismo, Educação Indústria, Infraestrutura/Transporte/Logística, Saúde e Tecnologia.
Podem participar empresas atuantes em Santa Catarina, de qualquer porte, com exercício regular de suas atividades, e que comprovadamente tenham adotado as melhores práticas de marketing e vendas nos últimos 36 meses.
Chegou a nossa vez
Com o propósito de ampliar a representatividade feminina na política, o Podemos de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira (18) a campanha “Chegou a nossa vez, Mais Vereadoras Eleitas”. A iniciativa busca sensibilizar a população para a importância da presença das mulheres nas Câmaras de Vereadores e prefeituras catarinenses, além de reforçar o papel crucial que elas desempenham na construção de uma sociedade mais plural e justa. A campanha destaca que 44 cidades catarinenses não têm mulheres eleitas na Câmara de Vereadores. Além disso, apenas 17,6% das cadeiras de vereador em Santa Catarina são ocupadas por mulheres, apesar de elas representarem 52% da população.
Orla+Limpa em São José
Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias, a empresa Quantum Engenharia promoverá a segunda edição do Orla+Limpa, na beira-mar de São José (SC). A ação será neste sábado, 21/09/2024, das 9h às 12h, tendo como local de encontro o Ecoponto. Todos são bem-vindos a participarem, sendo recomendado apenas que usem luvas, calça e calçados fechados durante toda a ação. Na edição de 2023, os voluntários recolheram 447,2 quilos de resíduos. “Com o projeto Orla+Limpa, queremos despertar a população para a responsabilidade ambiental que cada um de nós possui em relação à região em que vivemos”, destaca a engenheira ambiental e sanitarista Amanda Conrado, analista ambiental e membro do conselho ESG da empresa. “Venha fazer parte dessa corrente do bem e ajude a preservar nossos rios e praias”, convida.
Lista definida
O Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina (CSMP) definiu em sessão a lista sêxtupla de candidatos ao cargo de Desembargador destinado ao Ministério Público.
A lista será formada pelos seguintes membros: Procuradora de Justiça Gladys Afonso; Procurador de Justiça Cid Luiz Ribeiro Schmitz; Procurador de Justiça Carlos Henrique Fernandes; Procurador de Justiça Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin; Procuradora de Justiça Monika Pabst e Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng.
A lista será enviada ao Tribunal de Justiça que selecionará três candidatos, dentre os quais o Chefe do Poder Executivo estadual fará a escolha do desembargador.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado
PE_20.09.2024
Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com