O ex-presidente e atual cabo eleitoral mais cobiçado destas eleições, Jair Bolsonaro, já tem um roteiro traçado e os candidatos escolhidos para apoiar nesta reta final da campanha em Santa Catarina. Em setembro, provavelmente acompanhado do governador Jorginho Mello (PL), Bolsonaro visitará os municípios de Joinville, Blumenau, São José, Criciúma e Balneário Camboriú, que estão entre os maiores colégios eleitorais do Estado e onde o PL tem candidatura própria.
O planejamento foi apresentado pelos filhos de Jorginho, Bruno e Filipe Mello, durante uma coletiva realizada na sede do PL estadual, esta semana. No encontro, ficou ainda mais clara a ousada pretensão do partido para este pleito, que é eleger, pelo menos, 100 dos 184 candidatos a prefeito.
Diante deste cenário, dois fatos curiosos chamam atenção. Um é que, em São José, a candidata do partido é Adeliana Dal Pont, contudo, há uma pequena rusga entre ela e Bolsonaro e também uma busca incessante do candidato do PSD, Orvino Coelho, pelo apoio do ex-presidente, a quem ele já foi ciceronear algumas vezes quando esteve no Estado. Tanto que na convenção, ele reproduziu uma foto sua com o Mito no telão. Como será que Orvino verá este “não” apoio?
O outro é que Chapecó ficou de fora do roteiro, mesmo o partido tendo uma relação próxima com João Rodrigues, do PSD, que tentará a reeleição e sendo um dos maiores colégios catarinenses. Isto porque, em 2026, João será oposição a Jorginho Mello pelo governo do Estado.
Aprovado projeto de Gabrielzinho
A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou esta semana o último projeto apresentado pelo ex-vereador Gabrielzinho, que faleceu no último mês. Na proposta cria o Junho Violeta, mês que será dedicado à conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, com realização de campanhas e atividades comemorativas ao mês. O projeto ainda será sancionado pelo prefeito Topázio Neto.
Início da campanha
Inicia, oficialmente, hoje, a campanha eleitoral 2024. E os candidatos a prefeito e vereador poderão, finalmente, expor suas propostas, projetos, distribuir santinhos, caminhar nas ruas com camisetas estampando seus rostos, divulgar seu número e, principalmente, ir com tudo nas redes sociais, que é onde mais se angaria votos ultimamente. O período de divulgação vai até a véspera do primeiro turno, no dia 6 de outubro. E quem já estava fazendo isso antes e não foi flagrado pelo TRE/SC, levou sorte.
Fim da greve
Chega ao fim a greve dos servidores da Celesc. A diretoria da estatal se reuniu na quarta-feira, 14, com os sindicatos da Intercel e chegaram a um acordo. A proposta apresentada para a distribuição da PLR mantém os mesmos moldes de 2023. A manutenção da estrutura do ano anterior inclui as três parcelas de distribuição (Parcela Base, Parcela Adicional e Parcela Lucro) com os mesmos indicadores, critérios de cálculo e percentuais de distribuição no que tange à linearidade e à proporcionalidade, bem como datas, rubricas e elegibilidade. Foi incluída, ainda, uma cláusula específica para avaliação dos efeitos da implantação do Projeto Conecte com destaque nos indicadores durante os meses de maio, junho e julho de 2024.
Reconhecimento Nacional
A catarinense Quanta Previdência está no Top 10 do ranking Broadcast Projeções Agência Estado. O reconhecimento aconteceu na noite desta terça-feira (13), em São Paulo e celebrou a precisão analítica, reconhecendo as instituições com as estimativas mais acertadas para indicadores econômicos do Brasil. A entidade de previdência conquistou o 10º lugar na categoria Top Geral e foi a única deste segmento premiada no evento.
Novo hino
O projeto de lei do deputado Ivan Naatz (PL) que quer mudar o hino de Santa Catarina foi discutido em audiência pública nesta quinta-feira, 15, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O parlamentar só precisa de mais uma assinatura para que a proposta entre em tramitação. Em seus argumentos, Naatz afirma que a letra do hino, composto em 1892 por Horácio Nunes Pires e José Brazilício de Souza, é “abolicionista” e já provocou reações e críticas entre parlamentares e pessoas ligadas à cultura.
Para criar um novo hino, ele sugere, em seu projeto, a realização de um concurso com letras que citam as belezas naturais, a cultura catarinense e sua história. Então, tá.
Tecnologia nas escolas
Escolas estaduais de Santa Catarina aderiram ao PDDE Educação Conectada 2024, relativo ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Ministério da Educação (MEC). Em caso de aprovação, o montante disponibilizado diretamente para as unidades escolares pode chegar a um total aproximado de R$ 4 milhões. A Secretaria de Estado da Educação (SED) liderou uma intensa colaboração, que resultou na adesão significativa de 1.214 escolas e unidades descentralizadas da rede estadual.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado
Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com