A Federação das Indústrias (FIESC) iniciou nesta segunda-feira, 11, sua participação na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), que é realizada em Baku, a capital do Azerbaijão. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, integra a comitiva da indústria brasileira no evento, que é liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A indústria brasileira participará das negociações como membro observador.
Na Conferência, o setor vai defender o avanço da agenda de adaptação à mudança do clima, a aprovação da operacionalização do mercado global de carbono e a mobilização dos países para o financiamento climático. Essas medidas são consideradas necessárias pela indústria para o desenvolvimento da agenda climática.
O evento é dividido em duas zonas: a azul e verde. A verde é a área mais acessível da conferência, destinada a eventos paralelos não-oficiais, exposições, workshops e outras atividades que envolvem ONGs, empresas e instituições acadêmicas. É este o espaço que a sociedade civil tem para se manifestar sobre o tema. É neste ambiente que ficará o estande da CNI, que vai contar com mais de 60 atividades.
A zona azul é a área onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões de grupos de trabalho e sessões plenárias da COP. Nesse espaço, representantes dos países se reúnem para discutir e negociar acordos e tomar decisões. É geralmente acessível apenas para os representantes das nações e observadores credenciados. A área também abriga pavilhões dos países, eventos do organizador local e atividades paralelas.
A polêmica da jornada 6×1
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados, que pede a extinção da jornada de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) tem causado polêmica nas redes sociais e até entre os próprios parlamentares. Hilton tem se engajado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até o momento, Érica conseguiu cerca de 108 assinaturas.
Alesc Itinerante
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta terça, 12, e na quarta-feira, 13, a quarta edição do Programa Alesc Itinerante, que consiste na transferência temporária da sede do Parlamento catarinense para municípios de outras regiões do estado, com prioridade para as pautas locais. Desta vez, Lages receberá as sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes do Legislativo. A iniciativa também marca a comemoração dos 190 anos da instalação do Poder Legislativo Estadual. O programa, que já realizou etapas em Blumenau, Joinville e Criciúma.
Natal solidário
Com o objetivo de mobilizar a classe contábil neste Natal, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), por meio da Comissão CRCSC Voluntário, promove mais uma vez a campanha Árvore Solidária. A intenção é arrecadar roupas, calçados, mochilas escolares e brinquedos para que sejam entregues pelo Papai Noel para 55 crianças em situação de vulnerabilidade econômica atendidas por projetos sociais.
Para acessar, basta acessar o link https://shorturl.at/S4qD3, onde está disponibilizada a lista de crianças e os seus respectivos dados, como idade e numeração para roupas e calçados. Escolha uma para presentear e preencha os dados com seu contato. O presente deve ser entregue na sede ou à subsede mais próxima até o dia 04/12.
Gás natural
Santa Catarina conta com uma rede estratégica de postos que oferece infraestrutura para o abastecimento de frotas pesadas com Gás Natural Veicular (GNV). Ao todo, são 19 postos espalhados por diversas regiões do estado, sendo que três possuem sistema de abastecimento em alta vazão, possibilitando um maior nível de serviço ao atendimento de veículos pesados. Entre os postos com sistema de abastecimento de alta vazão, estão o Posto JR SIMON em Passo de Torres, o Posto Mime 42 em Araquari, e o Posto Michels Beach em Imbituba, todos com funcionamento 24 horas por dia. Já os demais 16 postos funcionam de maneira “mista”, ou seja, possuem estrutura tanto para abastecimento de frotas leves quanto pesadas. As cidades que têm postos com infraestrutura de abastecimento de GNV para veículos pesados são Içara, Sangão, Navegantes, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Alfredo Wagner, Lages, Pouso Redondo, Gaspar, Indaial, Blumenau, Maracajá, Tijucas e Itajaí.
Programa de incentivo
O governador Jorginho Mello assina nesta terça-feira, 12, novos protocolos de intenção dos programas Prodec e Pró-emprego e autoriza a concessão de Tratamento Tributário Diferenciado (TTDs) para contribuintes catarinenses. Essa é a quarta e última rodada de contratos deste ano e contempla 37 projetos de 35 empresas, totalizando R$ 2,5 bilhões em investimentos em Santa Catarina.
Produção industrial
A produção industrial de Santa Catarina registrou um crescimento de 6,8% entre janeiro e setembro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é o segundo melhor do país, atrás apenas do Ceará (+8,7%) e mais do que o dobro da média nacional, de +3,1%. O bom desempenho da indústria estimula a expansão de outros setores, como comércio e serviços, que também têm registrado elevação no estado. O crescimento de 6,8% da indústria catarinense em 2024 é fruto da alta de 14 dos 15 subsetores que compõem o indicador.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado
Contato: peloestado@gmail.com