Fortes chuvas deixam SC em alerta
As equipes da Defesa Civil estadual e municipais estão mobilizadas desde a noite de terça-feira, 3, no atendimento às ocorrências geradas pelas fortes chuvas que atingem Santa Catarina, principalmente no Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis. De acordo com relatório elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC) na tarde desta quarta-feira, 4, cerca de 30 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Pelos números oficiais, mais de 10 mil pessoas afetadas. Outra preocupação foi o significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio Oeste. Os levantamentos apontaram precipitações superiores a 200 mm nos municípios de Garopaba (262mm), Santa Rosa de Lima (262mm), Florianópolis (234mm), Mirim Doce (226.2), Rio Fortuna (226mm) e São Martinho(226mm). Também na tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil catarinense determinou o fechamento das comportas da barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A barragem sul está em operação desde 1976 e é localizada no rio Itajaí do Sul, na cidade de Ituporanga. Sua principal função é a contenção de cheias e a estrutura é protegida para a cota de 409,5 metros. A medida foi tomada após relatório de inspeção periódica apontar a necessidade de reparos nas comportas C4 E C5. Foi definida a contratação de empresa para a adoção de medidas a curto prazo, conforme determinação da lei 12.344/2010, que rege a Política Nacional de Segurança de Barragens. Entre as medidas estão a realização de nova inspeção que analise com precisão a extensão dos danos existentes e margem de segurança para utilização dos tubos metálicos das comportas 4 e 5 que apresentem possíveis vazamentos, além da troca de grades para garantir a proteção adequada destes tubos que serão reparados.
Fornecimento de água
A grande quantidade de chuva que vem atingindo o estado desde esta segunda-feira, 2, está prejudicando o abastecimento de água em várias regiões. As equipes da Casan em todo o estado estão mobilizadas para normalizar os sistemas e o atendimento à população. Por esse motivo, é fundamental que a população faça o uso econômico da água neste período. Nos municípios de São Domingos, Lindóia do Sul, Ibicaré, Água Doce e Ipumirim, no Oeste e Meio Oeste, o abastecimento foi suspenso devido à cheia dos rios. A situação mais complicada é em Ibicaré, onde o atendimento está sendo recuperado, porém a Companhia atua também com caminhão-pipa para atendimento a algumas regiões.
Apoio
O presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou a atuação do senador Jorginho Mello (PL), na presidência da Frente da Micro e Pequena Empresa. A fala aconteceu durante o almoço da frente, nesta quarta-feira , 4. “Assim como nós sabemos que a família é a base da sociedade, as micro e pequenas empresas são a base da sociedade. E vocês foram fantásticos. Tomamos medidas importantes, uma delas com o apoio especial do Jorginho e tudo passa por vocês, o Pronampe e o Bem, terminamos 2020 com um pequeno saldo nas carteiras assinadas” disse o presidente.
PL do leite
Após ter a tramitação suspensa passada por conta de decisão judicial, o PL 78/2022, que reduz o imposto do leite, da farinha de trigo e de alimentos de bares e restaurantes foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, nesta terça-feira, 3, pela manhã; e no plenário da Alesc a tarde. Assim, parecer do relator, deputado Altair Silva (PP), pela aprovação do projeto na forma do texto original encaminhado pelo Executivo, avançou sem incluir as emendas apresentadas pelos parlamentares.
187 anos na PMSC
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) completa 187 anos de existência nesta quinta-feira, 5 e realizará em todo o Estado solenidades de comemoração e entrega de comemorações. Em Florianópolis, a solenidade acontecerá na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), a partir das 10h. Em caso de chuva, a solenidade será realizada no Teatro Pedro Ivo Campos, no mesmo horário, localizado às margens da SC-401, em Florianópolis. Nas solenidades serão promovidos 157 praças e 23 oficiais por todo o estado.
Luxemburgo
O deputado Sven Clement, do parlamento de Luxemburgo, visitou a Alesc e foi recebido pelo presidente Moacir Sopelsa (MDB), além dos deputados Cel. Mocellin (Republicanos), Ada de Luca (MDB), Jair Miotto (União) e a suplente de deputada Dirce Heiderscheidt (MDB). Acompanhado da cônsul honorária em SC, Karin Francesca Schwinden, Clement destacou a importância de Santa Catarina para Luxemburgo. Estima-se que o estado,concentra o maior número de descendentes do país no Brasil.