O encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 23, em Florianópolis definiu o dia 15 de fevereiro como data para a realização das prévias do MDB para as eleições do próximo ano. Com três pré-candidatos de peso para o Centro Administrativo – o deputado federal Celso Maldaner, o senador Dário Berger e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli – o maior partido de Santa Catarina antes de mostrar força, quer externar união em busca da vitória. Tanto que os três terão autonomia para buscar o entendimento entre eles e definir quem será o candidato.
“O mais importante é a unidade do partido. Nada impede que junto com o Antídio e o Dário encontremos uma proposta antes da data da prévia. O MDB unido é a força para a vitória em 2022”, disse Celso Maldaner, presidente estadual da sigla. “A nossa integração e a nossa união, aconteça o que acontecer, será nossa marca. Porque separados não chegaremos a lugar nenhum. Vamos focar todos os nossos esforços para viabilizar nosso retorno ao governo do Estado”, afirmou o senador Dário Berger. “A minha preocupação é ganhar a eleição. Esse é o ponto. Pela força, pela capilaridade que temos, pelo exemplo que somos e unidos”, afirmou o presidente da associação dos Prefeitos do MDB, prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.
Dentro do partido, cresce a tese de chapa pura. Em recente entrevista à coluna, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, deixou essa possibilidade, também defendida pelo líder do partido na Assenbleia, Valdir Cobalchini. “Mesmo anunciando três candidaturas, mesmo anunciando uma chapa pura, o MDB sempre vai ter possibilidade de uma boa conversa e quem sabe um nome que agregue melhor dentro deste encaminhamento a gente acabe abrindo espaços para compor futuramente”, disse à época Nadal. A ver.
PTB em SC
O PTB de Santa Catarina reuniu em Florianópolis no final de semana mais de 250 pessoas de 57 cidades catarinenses e lideranças dos movimentos conservadores bolsonaristas que desejam construir o partido nessa nova fase. Durante o encontro, o PTB Mulher fez a indicação do presidente estadual, deputado Kennedy Nunes, para concorrer ao senado. Foram empossadas as 40 executivas municipais. No final, houve um ato simbólico em protesto da prisão do presidente nacional, Roberto Jefferson, e para no dia 7 de setembro todos irem para as ruas em favor da liberdade.
Terceira dose para idosos
O secretário de estado da Saúde André Motta Ribeiro, espera definição do Ministério da Saúde para dar início à estratégia de vacinação da terceira dose para idosos. “Temos que ter garantia de entrega de doses e essa é uma atribuição do ministério. Aguardando a definição dos quantitativos”. Mota tem na agenda essa semana reunião com o colegiado federal para novas definições. Ele lança ainda outra discussão: “Dentro do PNI, tentamos priorizar aqueles que são mais vulneráveis. Esse é o entendimento que a gente precisa ter. Quem está mais vulnerável neste momento? Aquele que recebeu a dose lá no início ou aquele que não recebeu nenhuma dose? Essa é a discussão”.
Meta de vacinação
“O calendário está posto, nós temos doses no estado suficiente para isso, estamos distribuindo para os municípios, temos doses suficientes para esta meta”. A frase assertiva do secretário de Saúde André Motta Ribeiro confirma a previsão feita em julho pelo governador Carlos Moisés de vacinar, ao menos com uma dose, todas as pessoas com 18 anos ou mais em SC. “Percebemos dificuldade de registros de doses por parte de alguns municípios. E temos ofertado ajuda para mutirões”, completou Ribeiro.
QR Code em alto relevo
Com intuito de ajudar a avó a ler as letras miúdas das bulas de medicamentos, o estudante do segundo ano do Ensino Médio de SESI e SENAI em Tubarão, Alan Zabot, entendeu que o mesmo problema também afeta outras pessoas, incluindo cegos e analfabetos. Para encontrar uma solução, há cerca de dois anos começou a avaliar alternativas até encontrar uma saída na forma de um QR Code em alto relevo. Nesta quarta-feira, 25, ele apresentará detalhes do QR Code Inclusivo à Secretaria de Governo da Presidência da República.